Tipos de próteses dentárias

Existem diversas causas para a perda parcial ou completa de um dente, desde acidentes até problemas na região bucal, como cáries e inflamações. Ou seja, isso é comum e pode acontecer com todo mundo! Mas o que não pode acontecer, de forma alguma, é deixar de buscar um tratamento o mais rápido possível.

Nesses casos, somente as próteses dentárias podem substituir os dentes perdidos, devolvendo o poder de mastigação e evitando os muitos transtornos que essa ausência pode causar. Conheça agora alguns dos principais tipos de próteses dentárias e entenda para quais casos cada uma delas são indicadas!

Tipos de próteses dentárias

Coroa dentária

As coroas dentárias são próteses fixas que podem substituir dentes que perderam grande parte de sua estrutura, como também ser aplicadas em implantes dentários. Essas próteses servem para cobrir o dente danificado, devolvendo sua cor e forma. Aqui na Doxi trabalhamos com três tipos de coroas:

  • Coroas metálo-cerâmicas, que unem a eficiência estética da porcelana e a resistência do metal na reabilitação de dentes posteriores;
  • Coroas metal-free em porcelana, que são livres de metais e ajudam a devolver a beleza estética tanto de dentes da frente como de trás;
  • Coroas cerâmicas sobre implantes, que podem ser parafusadas diretamente aos implantes.
Coroas Dentárias

Fonte: Noesparati.mx

Prótese total removível

Mais conhecidas como dentaduras ou chapas, essas próteses são indicadas para pessoas que precisam substituir todos os dentes. Hoje em dia, os profissionais já buscam indicar outras formas de tratamento, uma vez que a prótese total oferece pouca estabilidade e pode causar desconfortos ao paciente.

Dentadura

Fonte: Gazeta Informativa

Overdenture

As overdentures estão entre as alternativas para os pacientes que precisam de dentadura. A principal diferença é que essas próteses removíveis podem ser aplicadas sobre implantes dentários (mínimo de dois na arcada inferior e quatro na arcada superior), oferecendo uma retenção muito superior às próteses totais.

Ilustração de uma overdenture

Fonte: Pinterest

Quer entender mais sobre os implantes dentários? Acesse nosso post e tire suas dúvidas!

Protocolos fixos

Mas ao falar de perda total de dentes, a melhor forma de reabilitação é, sem dúvida, a colocação de protocolos fixos, que são próteses que vão parafusadas sobre implantes (mínimo de quatro na arcada inferior e seis na arcada superior). É o tratamento que oferece a melhor qualidade de vida aos pacientes, uma vez que as próteses são totalmente fixas, se assemelhando muito aos dentes naturais, tanto na aparência quanto na mastigação.

Ilustração de protocolos fixos dentários

Fonte: ABO-SE

Ponte móvel

As próteses parciais removíveis, também conhecidas como pontes móveis, são indicadas para pacientes que perderam alguns dentes, mas ainda possuem outros remanescentes com boa estrutura. Essas próteses são ligadas por “grampos” metálicos, que são presos a dentes de apoio, facilitando a remoção para higienização e manutenção.

Ilustração de uma ponte removível

Fonte: Omni Dent

Faceta laminada

As facetas laminadas são finas lâminas de cerâmica que vão aplicadas na parte externa dos dentes. Estão entre as opções mais procuradas por pessoas que querem recuperar a beleza estética de seu sorriso, “consertando” pequenos defeitos, como fraturas, alterações de cor, de formato e de tamanho e ainda mau posicionamento.

Antes do tratamento com faceta laminada

Fonte: Huffington Post

 

Depois do tratamento com faceta laminada

Huffington Post

Lente de contato dental

Assim como as facetas, as lentes de contato dental têm uma função estética e cobrem apenas a superfície frontal dos dentes naturais. A diferença é que as lentes de contato são muito mais finas que as facetas, corrigindo pequenas imperfeições nos dentes sem desgastá-los!

Colocação de uma lente de contato dental

Fonte: Claris

Já falamos sobre lente de contato dental aqui no blog. Saiba mais sobre esse tratamento revolucionário!

Esses são os principais tipos de próteses utilizadas na substituição ou reparo de dentes, devolvendo a eles tanto a capacidade de mastigação quanto a beleza! Vale ressaltar que a escolha do tratamento mais adequado para você deve ser feito em conjunto com um profissional qualificado, que irá realizar uma série de exames, incluindo a confecção de um mock-up (maquete) para que você possa testar o seu novo sorriso antes de colocar a prótese definitivamente.

Quer recuperar os seus dentes e voltar a sorrir? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre as próteses dentárias. Ou, então, deixe um comentário abaixo!

12 Comments

  1. vera lucia feck zonatto disse:

    Estou precisando fazer uma ponte móvel ou fiquisa..

    E uma revisada nos fixos

    Qual as suas condições de pagamentão

    Só em Porto Alegre em esteio não tem
    Me entercei muito do trabalho de vocês

    • Equipe Doxi Odontologia Integral disse:

      Olá Vera!
      Desculpe a demora a responder, tivemos um problema já resolvido com nosso e-mail.
      No seu caso, indico que realizes uma consulta de avaliação para que possamos revisar os trabalhos já existentes e analisar possibilidades de reabilitação para os dentes faltantes.
      Nossa clínica fica em Porto Alegre, na Avenida Cristóvão Colombo, 2430, e não temos unidades em outras cidades.
      Em relação ao pagamento dos tratamentos, temos uma série de possibilidades de pagamento parcelado e até financiamento.
      Ficamos aguardando seu contato ou visita!
      Um abraço e boa semana!

  2. eu adorei como faco pra fazer um tratamento

    • Equipe Doxi Odontologia Integral disse:

      Bom dia, Angela!
      Desculpe pela demora a responder, tivemos um problema em nosso e-mail que já foi corrigido.
      Sugerimos que todos os tratamentos iniciem por uma consulta de avaliação onde poderemos analisar individualmente o teu caso, entender o que buscas, demonstrar possibilidades de tratamento e apresentar um planejamento com orçamento e formas de pagamentos.
      Aguardamos sua visita!
      Um abraço e boa semana!

  3. Inês disse:

    Olá!Tenho 62 anos a 40 anos já não tenho os dentes superiores dá frente e mais de dez anos não tenho nenhum dente na boca qual seria o tratamento indicado para o meu caso e também uma valor aproximado de quanto eu precisaria dispor.

    • Equipe Doxi Odontologia Integral disse:

      Olá, Inês!
      Desculpe pela demora a responder, houve um problema em nosso e-mail.
      No seu caso, o ideal é fazer uma avaliação onde examinaríamos a região e solicitaríamos uma tomografia computadorizada para analisar a quantidade óssea na região que não tens dentes. O fato de teres perdido todos os dentes a bastante tempo é importante, mas não impossibilita a colocação de implantes. Já colocamos implantes em vários pacientes com mais de 70 anos, sem problema algum.
      Nesta consulta, também demonstro através de modelos todas as possibilidades de tratamento. Tiro todas as dúvidas que possam existir e apresentamos um planejamento de tratamentos sugeridos com orçamento e formas de pagamento por escrito.
      Fornecer valores estimados sem fazer uma avaliação, no seu caso, é muito difícil.
      Aguardamos sua visita!
      Espero ter sido útil!
      Um grande abraço e boa semana.

  4. regina hubert disse:

    gostaria muito mas sei que é caríssssssimo. Qual o valor ( mais ou menos) de cada lente de contato?

    • Equipe Doxi Odontologia Integral disse:

      Olá, Regina!
      Sabemos que caro e barato são coisas relativas. O valor de poder sorrir adorando o seu sorriso é imensurável. De qualquer forma, respeitamos sempre as limitações financeiras de cada um, tentando adequar o tratamento a cada pessoa.
      Lhe responderei sobre os valores por e-mail.
      Obrigado e bom dia!

  5. Marli disse:

    Adorei preciso de.prótese total e gostaria de saber se posso colocar a.inferior com dois implantes só é na superior sem nenhum.

    • Equipe Doxi Odontologia Integral disse:

      Olá, Marli!
      Desculpe pela demora a lhe enviar a resposta.
      Claro que pode!
      Na arcada inferior podemos colocar 2 implantes e confeccionar uma prótese total removível fixada nestes implantes. Isso dará muito mais fixação à prótese.
      Enquanto isso, na arcada superior, pode sim ser confeccionada uma prótese total removível convencional, sem implantes.
      Só sugerimos realizar os dois procedimentos ao mesmo tempo para que haja “engrenamento” entre os dentes e correto posicionamento do dentes e linha de sorriso.
      Espero ter ajudado!
      Um abraço e boa semana!

  6. Cleusa machado Resende Balbueno disse:

    Tenho interesse em colocar a lente de contato. Gostaria de saber se posso colocar nos dentes fixos? Valores das lentes tem como orçar, ou média dos preços?

    • Equipe Doxi Odontologia Integral disse:

      Olá, Cleusa. Sim as lentes de contato dental são finas estruturas coladas a estrutura dental. Uma estimativa de valores será enviada para seu e-mail.
      O ideal é sempre realizarmos uma consulta de avaliação onde tiramos fotografias e analisamos seu sorriso, mostrando o que poderia ser melhorado e corrigido. Tiramos todas as dúvidas que possam existir e entregamos, por escrito, um planejamento de procedimentos sugeridos, com orçamento e forma de pagamento.
      Espero ter ajudado!
      Um abraço e bom dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *