Implantes dentários: tire todas as suas dúvidas!

Os implantes dentários são opções seguras e efetivas para suprir a ausência de dentes, evitando uma série de transtornos que a falta de um, ou mais deles, pode causar em nossas vidas. Muitas pessoas têm receio de buscar tratamento quando perdem um dente, seja por falta de informação ou mesmo por medo de sentir dor durante o procedimento.

É por isso que nós resolvemos responder algumas das dúvidas mais comuns que nossos pacientes têm sobre os implantes dentários. Confira!

O que são implantes dentários?

Os implantes dentários são utilizados para substituir as raízes de dentes que foram perdidos e possibilitar a colocação de uma prótese no lugar. Essas raízes artificiais são feitas de titânio e possuem formato parecido com a de uma raiz natural, suportando impactos e permitindo ao paciente mastigar normalmente.

Ilustração de um Implante Dentário

Fonte: FreePik

Por que devo colocar implante?

Quando perdemos um ou mais dentes, ocorre um desequilíbrio na nossa arcada dentária, que pode acarretar uma série de problemas, como:

  • perda da eficiência mastigatória;
  • desequilíbrio funcional da mastigação (sobrecarga de apenas um lado da boca, afetando a musculatura e as articulações);
  • maior risco de fraturas;
  • e perda de autoestima.

Para deixar mais fácil, imagine os seus dentes como peças de uma torre de latas (daquelas que vemos nos supermercados). Quando removemos uma das peças, todas as outras perdem a sustentação e a torre pode cair. Da mesma forma, quando perdemos um dente, devemos substituí-lo o quanto antes, para evitar que os outros dentes sejam impactados por essa ausência.

Como é feito o tratamento?

Basicamente, a raiz do dente extraído ou quebrado é substituída pelo implante de titânio, que é inserido diretamente nos ossos maxilares. Após o período de cicatrização e a união do tecido ósseo ao implante, o que pode variar de pessoa para pessoa, é colocada a prótese dentária (dente artificial) escolhida pelo paciente.

Veja as principais próteses dentárias com as quais trabalhamos aqui na Doxi!

Colocar implante dói?

Não. Ao contrário do que se pensa, o procedimento de implante é muito simples (mais do que uma extração, por exemplo). Hoje em dia, existem novas tecnologias e técnicas que facilitam essa operação, como a Carga Imediata, que permite fazer o implante e colocar a prótese imediatamente. Além disso, já é possível realizar esse procedimento sem precisar fazer incisões ou pontos, por meio da cirurgia guiada por computador.

Em geral, o pós-operatório é tranquilo e o paciente precisará tomar apenas um medicamento indicado pelo especialista, quando necessário.

Qualquer pessoa pode colocar implante?

Sim, qualquer pessoa que tenha a ausência de algum dente e esteja em boas condições gerais de saúde pode colocar um implante dentário. Em alguns casos, quando há perda significativa de osso no lugar a ser implantado, pode ser necessário fazer um enxerto ósseo antes do procedimento.

Quais são os exames necessários?

Para saber sobre a possibilidade da colocação de implantes, você deve fazer, primeiro, uma consulta de avaliação, em que o especialista em implantes explicará todo o processo detalhadamente. Nela será tirada suas dúvidas e solicitado, quando necessário, uma tomografia computadorizada da região, para correta avaliação da quantidade e qualidade óssea existente; e definição do tipo e tamanho do implante mais adequado ao seu caso.

Agora você já sabe: o implante dentário é um procedimento tranquilo e seguro. Marque uma consulta com os nossos especialistas, tire suas dúvidas e volte a sorrir sem medo!

20 Comments

  1. vanderli disse:

    quanto custa pra emplantar um dente

    • Equipe Doxi Odontologia Integral disse:

      Olá, Vanderli!
      O ideal é realizarmos uma consulta de avaliação para que possamos realizar um planejamento adequado ao seu caso. De qualquer forma, enviaremos por e-mail uma idéia de valores de implante.
      Um abraço e bom dia!

    • Elosilveiramarx@gmail.com disse:

      Quanto custa mais ou menos para implantar 1 dente molar

  2. Ana Mara Lackmann disse:

    Qual o valor de um implante dentário?

    • Equipe Doxi Odontologia Integral disse:

      Bom dia, Ana Mara!
      Enviaremos a resposta à sua pergunta por e-mail.
      Se tiveres alguma dúvida, estamos a disposição.
      Uma abraço!

  3. Vera disse:

    Gostei muito, gostaria de saber um valor de um implante já levei muitos susto com valores quem sabe hoje dá.

    • Equipe Doxi Odontologia Integral disse:

      Olá Vera!
      Sempre sugerimos que seja realizada uma avalição para determinação do tratamento mais adequado em cada caso de colocação de implante, porque os tratamentos odontológicos são individualizados. Não existe um igual ao outro.
      De qualquer forma, entendemos muito bem que desejes saber valores antes mesmo de realizar a avaliação. Portanto lhe enviarei resposta por e-mail, para teres uma previsão de valores.
      Um abraço e bom dia!

  4. Olinda lima Brandão disse:

    Olá gostaria de saber i valor do implantes da parte de cima uso prótese mas não gosto tenho quatro dentes só mas já estão estragados sempre admire i dentes perfeitos e meu sonho mas não tenho condições financeira poço pagar em prestaçãoes Obrigada Olinda

    • Equipe Doxi Odontologia Integral disse:

      Olá, Olinda!
      Em primeiro lugar gostaria de me desculpar pela demora em lhe responder. Tivemos alguns problemas técnicos.
      No seu caso, me parece que estarias interessada em possuir uma prótese fixa do tipo protocolo.
      Necessitaria a extração dos 4 dentes remanescente, colocação de 6 implantes e confecção de prótese fixa do tipo protocolo sobre estes 6 implantes.
      Seria muito interessante que, antes de tudo, fosse realizada uma avaliação para que possamos saber se este tratamento é indicado no teu caso. Se não, acabas criando expectativas que não poderão ser atingidas. Precisamos avaliar clinicamente e analisar uma tomografia computadorizada de arcada superior. Caso desejes marcar esta consulta de avaliação, estamos à sua disposição.
      Espero ter ajudado.
      Um abraço e boa semana!

  5. Maristel Rodriguea de souza disse:

    Oi Boa Noite!!! Uso uma protese movel a mais de 10 anos!! E o restante dos meus dentes estão todoa cariados! Todos terão que ser extraidos( eu acho)
    Tenho 50 anos.Gostaria de saber se tem como fazer esses implantetipo protese!
    Desde ja agradeço a atenção.

    • Equipe Doxi Odontologia Integral disse:

      Olá, Maristel!
      Peço desculpas pela demora em lhe responder pois estávamos com um problema em nosso provedor.
      No teu caso, primeiramente, teríamos que avaliar se realmente é caso de extrair todos os dentes de uma arcada.
      Caso seja, existem três opções de tratamento:
      1. Confecção de uma prótese total removível ( dentadura ): é o trabalho mais simples e barato, mas cheio de inconvenientes, pois só quem usa uma dentadura pode avaliar o quão ruim é a situação de ficar “refém” desse tipo de prótese, mas é uma opção.
      2. Colocação de um número reduzido de implantes ( 2 na arcada inferior e 4 na arcada superior ) e confecção de uma prótese removível suportada nesses implantes. Fica muito firme, mas ainda é uma prótese removível.
      3. Colocação de 4 implantes ( arcada inferior ) ou 6 implantes ( arcada superior ) e confecção de uma prótese FIXA parafausada nesses implantes.

      As possibilidades dependem de vários fatores, entre eles a análise de uma tomografia computadorizada para avaliar estrutura ósseas para a colocação de implantes, desejos do paciente, valores, etc.
      Fico à disposição caso desejes marcar uma avaliação sem compromisso para que possamos conversar mais sobre teu caso.
      Espero ter ajudado!
      Um abraço e boa semana!

  6. Elizeia varga disse:

    Estou fazendo algumas pesquisas porquê quero fazer dois implantes tipo os caninos qual e valor meu nome é elizeia sou de gravatai régio mmetropolitana de Porto Alegre

    • Equipe Doxi Odontologia Integral disse:

      Olá, Elizeia!
      Desculpe pela demora a lhe responder, mas tivemos alguns problemas com nosso provedor.
      O ideal para lhe apresentar valores de tratamento é realizarmos uma consulta de avaliação para que possamos analisar individualmente teu caso e apresentar um planejamento e orçamento adequado.
      De qualquer forma, entendo seu interesse em ter noção de valores antes mesmo de realizar uma avaliação, por isso, lhe enviaremos um e-mail com a resposta a sua pergunta.
      Obrigado e boa semana!

  7. simone disse:

    Olá gostaria de saber quanto custa um implante mais ou menos. Obrigada

    • Equipe Doxi Odontologia Integral disse:

      Olá, Simone!
      O ideal é sempre realizarmos uma consulta de avaliação para que possamos analisar o caso e definir qual o tratamento mais adequado, pois cada caso é único, e alguns fatores podem determinar alterações em valores de tratamento.
      De qualquer forma, entendemos muito bem que queiras ter uma idéia de valores antes mesmo de realizar tal avaliação. Portanto, lhe enviarei um e-mail com as informações solicitadas.
      Estamos à disposição.
      Um abraço e bom dia!

  8. Edson disse:

    Gostaria de ter uma idéia de valores de implantes! Por exemplo, tenho somente cinco dentes na frente, na arcada inferior, pensei em colocar alguns dentes implantados para dar sustentação a uma prótese parcial, “ponte”!

    • Equipe Doxi Odontologia Integral disse:

      Olá, Edson!
      No teu caso, precisamos fazer uma avaliação para que possamos sugerir opções de tratamento e, consequentemente, valores.
      Temos bastante experiência em casos de reabilitação, como o teu caso, e posso te garantir que a principal parte do trabalho é, sem dúvida, o planejamento. Analisar como está a situação, quais as possibilidades, o que desejas fazer, qual será a duração do tratamento e quanto ele irá custar é a única maneira de obtermos sucesso.
      É muito simples! Basta marcar uma consulta de avaliação comigo que explicarei todos os detalhes as possibilidades de tratamento.
      Espero ter ajudado.
      Ficamos no aguardo da tua visita!
      Um grande abraço.

  9. Giovana disse:

    Uma pena eu não ter dindin pra fazer um tratamento nos meus.. estão todos moles e doem demais nem comer direito consigo mais parece que o osso do meu queixo tá diminuindo…nem posso decorar a mão nele de tanta dor…não sei se a vontade maior e me atirar embaixo de um carro ou arrancar tudo com um alicate

    • Equipe Doxi Odontologia Integral disse:

      Olá, Giovana!
      O desespero não leva a nada.
      Minha sugestão é que faças uma avaliação para que possamos avaliar a real situação e as possibilidades de tratamento.
      Em casos como o teu, muitas vezes sugerimos, inicialmente, a extração de todos os dentes e confecção de uma prótese total ( que te devilverá o sorriso e a capacidade de mastigação e não lhe incomodará mais com dores ) e, depois, com calma, pode ser pensado opções com implantes dentários. Mas podemos ir passo a passo, dentro das tuas possibilidades.
      Gostaria muito de analisar teu caso.
      Ficamos no aguardo da tua visita!
      Um grande abraço e… vai dar tudo certo!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *