Implante dentário carga imediata: o que é e quem pode fazer?

A experiência de perder um ou mais dentes, seja por qual for o motivo, é suficiente para causar diversos danos à nossa autoestima e, principalmente, à nossa saúde bucal. Na busca por uma solução para esse problema, você provavelmente vai se deparar com um tratamento que está fazendo bastante sucesso: o implante dentário Carga Imediata. Mas você sabe o que fez essa técnica se popularizar tanto?

Separamos algumas dicas que vão ajudar você a entender melhor o que é a Carga Imediata e, ainda, como saber se você pode fazer esse tipo de implante. Confira!

O que é a carga imediata?

A Carga Imediata é uma das técnica mais modernas da Implantodontia. Ela permite que o paciente saia do consultório do dentista com o implante (raiz artificial de titânio) e a prótese dentária colocadas no mesmo dia (ou, em alguns casos, em até três dias)!

Para você entender a diferença: normalmente após a cirurgia de colocação do implante é preciso esperar o período de osseointegração, ou seja, a integração total entre a raíz de titânio e o osso maxilar, para só então receber uma prótese dentária. Com a Carga Imediata também existe o período de osseointegração: a diferença é que você pode receber próteses provisórias no mesmo procedimento e esperar a cicatrização completa com muito mais conforto e comodidade!

Confira também o post sobre implantes dentários e tire todas as suas dúvidas!

Quadro comparativo com o antes e depois de paciente após o tratamento com Implante Carga Imediata

Fonte: nhakhoaident.com

Quem pode fazer implante com carga imediata?

Uma informação muito importante e que você precisa saber sobre o implante com Carga Imediata é que esse procedimento não pode ser feito por qualquer paciente. Existem algumas características específicas que ajudam o especialista a determinar se uma pessoa apresenta condições favoráveis para realizar a carga Imediata, como por exemplo:

  • ter um bom quadro de saúde bucal e geral;
  • ter quantidade óssea suficiente na região a ser colocado(s) o(s) implante(s);
  • não ter próteses removíveis ou fixas que exerçam carga na região a ser reabilitada.

Além dessas questões, o profissional também precisa avaliar a situação da região bucal afetada, para determinar se há estabilidade suficiente para receber os implantes e se os ossos estão em boa quantidade e qualidade.

Como é feito o tratamento?

Como é de se esperar, um tratamento como esse exige uma avaliação minuciosa por um profissional qualificado e da sua confiança, que irá realizar diversos exames para determinar se esse é o melhor procedimento para o seu caso. Se o paciente estiver qualificado para o procedimento de Carga Imediata, é então iniciado o tratamento.

O primeiro passo é a fixação dos implantes, que são raízes artificiais em tamanho e formato similar às raízes naturais dos dentes. O procedimento é simples e, em geral, indolor. Atualmente, já existem técnicas modernas como a Cirurgia Guiada pelo Computador, que permite inserir os implantes no osso maxilar sem precisar de incisões e nem pontos de sutura.

Logo após essa cirurgia, o especialista irá fixar sobre os implantes as próteses dentárias que o paciente utilizará provisoriamente durante o período de osseointegração. Essas próteses ainda não são definitivas e servem apenas para garantir a função mastigatória e estética ao paciente enquanto se espera a cicatrização completa.

Passado esse período, que em alguns casos pode durar até seis meses, são colocadas então as próteses definitivas, geralmente fabricadas em zircônia, que é um material estético e altamente resistente.

Agora você já sabe como funciona o implante dentário Carga Imediata e porque este tratamento está se tornando popular quando se fala em implantodontia. Na dúvida se esse é o procedimento ideal para você? Entre em contato conosco e marque uma consulta com um de nossos especialistas!

14 Comments

  1. Maria ramos disse:

    Gostei muito.

    • Equipe Doxi Odontologia Integral disse:

      Olá, Maria!
      Que bom que gostaste!
      As técnicas e materiais utilizados na colocação de implantes e próteses sobre implantes realmente não para de evoluir. Temos de estar sempre atentos a estas inovações para poder oferecer o que há de mais modernos aos nossos pacientes.
      Um abraço e bom final de semana!

  2. Altiva Ferraz disse:

    Qual a diferença de uma dentadura com pino para implante..pois uso dentadura ja a anos e em baixo ponte móvel quero fazer as duas com pino…qual seria o preço de cada uma e como faço para saber mais sobre isso?

    • Equipe Doxi Odontologia Integral disse:

      Olá, Altiva!
      A diferença da dentadura convencional para a fixada em implantes é justamente a sua fixação. A prótese fica muito mais firme e estável, proporcionando muito mais conforto e segurança ao paciente. E na arcada superior podemos remover o “céu da boca” da prótese.
      No seu caso seria muito interessante realizar uma consulta de avaliação sem qualquer compromisso. Nessa consulta analiso a situação clinicamente, lhe apresento modelos de todos os tipos de trabalhos possíveis no seu caso e lhe entrego, por escrito um planejamento do tratamento sugerido com orçamento e formas de pagamento.
      Lhe enviarei um e-mail com maiores informações.
      Obrigado e bom dia!

  3. Altiva disse:

    fui a um dentista ele me falou que protse com pino é mesma coisa que implante que vou gastar muito para fazer..gostaria de saber mais sobre isso e mais o menos o valor de cada uma

    • Equipe Doxi Odontologia Integral disse:

      Olá Altiva! Tenho bastante experiência nesse assunto. Trabalho com próteses e próteses sobre implantes há mais de 20 anos. A prótese é o dente que é colocado para repor um dente faltante. Ela pode ser sobre implante ( quando extraímos o dente e colocamos um implante ) ou sobre a raíz ( quando não extraímos o dente e colocamos um dente fixado na raíz que sobrou ).
      Para que as coisas possam ficar mais claras para você, sugiro a realização de uma consulta de avaliação para que possamos analisar teu caso e explicar muito bem todas as possibilidades de tratamento e a diferença entre elas.
      Ficamos no aguardo.
      Um abraço.

  4. Valdir Barcellos disse:

    Ótimo trabalho!
    Qual seria o valor de apenas um dente?

    • Equipe Doxi Odontologia Integral disse:

      Olá Valdir!
      O ideal é sempre realizarmos uma consulta de avaliação para que possamos determinar o tratamento mais indicado para o seu caso e consequente orçamento. Os tratamentos são individuais e cada um possui uma particularidade, portanto, o que está indicado para uma paciente pode não ser o melhor para outro.
      De qualquer forma, vou lhe enviar um e-mail respondendo sua pergunta.
      Um abraço e boa semana!

  5. Washington Vaz disse:

    Bom dia !
    Sou diabético, posso passar por este o procedimento ?

    • Equipe Doxi Odontologia Integral disse:

      Bom dia, Washington!
      Sim, diabéticos podem ser submetidos ao procedimentos para a colocação de implantes. Basta que esteja com a Diabetes controlada ( o índice glicêmico dentro dos parâmetros normais ).
      Já realizamos vários tratamentos com implantes em diabéticos sem intercorrências.
      Fico à sua disposição para maiores esclarecimentos ou para marcação de consulta de avaliação pelo telefone 3072-8555.
      Uma abraço!

  6. ELiane Russo disse:

    Bom dia ! Qual seria o valor de implante em um dente ( arcada superior direita), e de lentes de contato dental , nos 2 dentes da arcada superior frente ? Obtigada!

    • Equipe Doxi Odontologia Integral disse:

      Olá, Eliane!
      Tudo bem??
      Enviei uma reposta para seu e-mail sobre os valores que solicitaste.
      Ficamos à tua disposição para agendarmos uma consulta de avaliação.
      Um grande abraço.

  7. Edvaldo Ramos Delgado disse:

    boa tarde doutor, eu quero tirar algumas dúvidas se possível.

    (1) em relação a implantes curtos, os mesmos podem ser implantados em qualquer região da boca?

    (2) com o avanço da tecnologia odontológica vou chamar assim srsrsrsr, é possível ter um sorriso lindo com dentes fortes?

    obrigado por sua atenção

    DEUS O ABENÇOE MAIS E MAIS!!!

    • Equipe Doxi Odontologia Integral disse:

      Olá, Edvaldo!
      Tudo bem???
      Respondendo suas perguntas:
      (1) Devemos utilizar sempre os implantes o mais compridos possível. No caso de possuirmos pouca altura óssea na região, podemos lançar mão de implantes curtos. Mas, mesmo assim, necessitamos que haja altura mínima de osso para a sua colocação, portanto, não importa muito qual região estamos reabilitando, mas sim, se há quantidade óssea suficiente.
      (2) Claro que sim!!! A Odontologia avançou muito nos últimos anos e há solução para quase todos os casos.
      Tanto para a colocação de implantes quanto para a obtenção de melhoras estéticas, é fundamental que seja feita uma avaliação para que possamos analisar seu caso e dar todas as possibilidades de tratamento.
      Espero dentro em breve te receber em nossa Clínica!
      Uma abraço e boa semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *