Prótese dentária: reabilitação estética e funcional de dentes

Perdeu os motivos para sorrir? Veja como recuperá-los com as próteses dentárias!

A perda de um ou mais dentes, além de afetar a autoestima das pessoas, é capaz de causar sérios problemas. Só para se ter uma ideia, a falta de um dente, apesar de parecer simples, é suficiente para comprometer toda a arcada dentária, acarretando inúmeros transtornos, como:

  • perda de eficiência mastigatória;
  • desequilíbrio funcional da mastigação (mastigar mais de um lado);
  • sobrecarga da articulação e da musculatura;
  • facilidade de fraturas e queda de restaurações e próteses.

Tudo isso pode ser evitado com a busca de um tratamento adequado para repor o dente perdido o mais rápido possível. É preciso ter em mente que quanto mais tempo se espera, maior é a possibilidade de surgir algum desses problemas. Isso sem contar que o espaço vazio tende a ser “fechado” pelos outros dentes, o que pode causar sensibilidade, acúmulo de alimento entre os dentes e o surgimento de cáries.

E a solução para evitar todos esses problemas tem nome: prótese dentária!

Próteses dentárias

A prótese dentária é uma das soluções mais eficazes quando se fala na recuperação de sorrisos, principalmente quando há perda significativa ou total de dentes. As próteses são estruturas artificiais utilizadas para repor parte de um dente, um dente inteiro, vários dentes e até mesmo todos os dentes da arcada dentária.

Existem diversos modelos de prótese dentária para atender às mais variadas finalidades: desde a reposição de dentes fraturados ou faltantes até a recuperação estética!

Veja só as principais próteses confeccionadas pela Doxi Odontologia Integrada:

Coroas metálo-cerâmica

Próteses fixas utilizadas na reabilitação de dentes posteriores, essas coroas unem as propriedades da porcelana e do metal, reproduzindo o dente com perfeição e oferecendo ainda mais resistência.

Coroas metálo-cerâmica

Fonte: All Dental

Ilustração de prótese metálo-cerâmica

Fonte: All Dental

Coroas Metal-Free

Livres de metais, essas coroas são utilizadas principalmente na reabilitação de dentes anteriores, mas também de dentes posteriores em alguns casos. São confeccionadas com material estético, geralmente a zircônia, oferecendo um acabamento de altíssima qualidade.

Ilustração de prótese coroa metal-free

Fonte: Pinterest

Coroas Cerâmicas sobre implantes

Confeccionadas em porcelana, essas próteses podem ser fixadas diretamente sobre implantes dentários. Podem ser unitárias ou múltiplas e são consideradas as melhores opções para a reabilitação de dentes perdidos.

Ilustração de prótese Coroas Cerâmica sob Implantes

Fonte: Dentaura

Protocolos Fixos

Altamente recomendadas nos casos em que há perda de todos os dentes da arcada dentária, os protocolos são próteses fixas parafusadas sobre implantes (mínimo de 4 na arcada inferior e 6 na superior).

Como são fixas, permitem a recuperação total da mastigação com muito conforto.

Protocolos Fixos

Fonte: THDental

Ponte Móvel

As próteses parciais removíveis, também conhecidas como pontes móveis, são indicadas quando o paciente perdeu alguns dentes, mas os que sobraram mantém uma boa estrutura.

As próteses são posicionadas e apoiadas nos dentes remanescentes com a ajuda de grampos metálicos, o que pode causar sobrecarga e desgastes.

Ponte Móvel

Fonte: Paxinas Galegas

Dentadura

Conhecida popularmente como dentadura, a prótese total removível é uma opção muito utilizada na reabilitação de pacientes que perderam todos os dentes. Essa prótese tem vida útil de cerca de seis anos e precisa ser retirada para higienização, o que pode causar desconfortos ao paciente.

Hoje em dia, já são substituídas pelos protocolos fixos e overdentures.

Dentadura

Fonte: Smile Point

Overdenture

Overdenture é o nome dado para as próteses removíveis sobre implantes, que são excelentes alternativas para pessoas que precisam de dentaduras.

Essas próteses são fixadas sobre um número reduzido de implantes (mínimo de 2 na arcada inferior e 4 na superior), oferecendo melhor aderência, e podem ser removidas para higienização com muito conforto.

Protese Overdenture

Fonte: The Smile Spa

Facetas laminadas em porcelana

Aliadas na busca pelo sorriso perfeito, as facetas são finas lâminas de cerâmica que vão aplicadas na parte externa dos dentes. Elas ajudam a corrigir as mais diversas imperfeições estéticas, como: alterações de cor, formato, fraturas, espaços entre os dentes e muito mais!

Facetas Laminadas em Porcelana

Fonte: Pinterest

Lente de Contato Dental

Com o mesmo objetivo das facetas, as lentes de contato dental também são ótimas opções para adquirir um sorriso com alto padrão estético.

A grande diferença é que as lentes de contato são extremamente finas (espessura de 0,3 mm) e não requer desgaste dos dentes para sua confecção, podendo ser aplicadas diretamente sobre a superfície dos dentes naturais.

Lentes de Contato Dental

Fonte: MSOdonto

Mock-up

Aqui, na Doxi, a conquista do sorriso perfeito é a nossa principal missão. Por isso, para garantir resultados excelentes, confeccionamos mock-ups (maquetes) para que os pacientes possam visualizar o efeito estético da colocação das próteses.

Assim, eles podem ter uma prévia de como ficará o resultado após o tratamento e já pode ir se acostumando com o novo sorriso!

Mock-up

Fonte: FreePix

Com as próteses dentárias, o que não vão faltar são motivos para sorrir! Está esperando o quê?

Entre em contato com a Doxi Odontologia Integral e saiba como
podemos ajudar a melhorar seu sorriso!