Ortodontia: aparelho dentário e estética facial

Alinhamento dos dentes através de aparelho dentário.

A Ortodontia é indicada para pacientes de todas as idades em busca de um sorriso perfeito. Estudos comprovam que uma aparência dental ou facial não muito atraente pode afetar negativamente no desenvolvimento psicológico do indivíduo.

Através do alinhamento dos dentes com aparelho dentário, a Ortodontia possibilita a correção de anomalias dento faciais, melhora a saúde bucal e proporciona ao paciente uma estética facial harmoniosa e funcional.

Podem ser utilizados aparelhos fixos ou móveis, dependendo da necessidade do paciente.

Com o avanço da tecnologia, os aparelhos fixos se tornaram mais confortáveis, discretos e eficientes. Para quem tem pressa, os fios mais modernos reduzem o tempo de tratamento e garantem excelentes resultados. Para os que buscam discrição, os braquetes estéticos ou de porcelana são a solução ideal, compondo um aparelho todo branco e quase imperceptível.

Discretos ou coloridos, os aparelhos dentários removíveis também trazem ótimos resultados tanto no tratamento de adultos quanto de crianças e adolescentes. A opção de personalizar o aparelho com cores, brilhos e figuras de personagens incentiva as crianças a usá-lo regularmente, acelerando o tratamento e garantindo o resultado desejado.

O Bruxismo

A Ortodontia também é uma das áreas da Odontologia responsável por identificar e tratar o bruxismo, uma disfunção de ranger ou apertar os dentes enquanto se está dormindo e que pode, além dos desgastes e amolecimento dos dentes, causar enxaquecas e dores na articulação temporo mandibular.

Caso você esteja acordando com dor de cabeça ou com os músculos da mandíbula doloridos, você pode estar sofrendo de bruxismo!

Caso tenha interesse, leia mais sobre como identifica-lo e trata-lo neste nosso post o que é bruxismo, do blog da Clínica Doxi Odontologia Integral.

Quer saber mais sobre os tipos de aparelhos dentários fixos disponíveis?

Aparelhos de braquetes metálicos convencionais com “borrachinhas”: os mais comuns entre os fixos. Com ligaduras elásticas, borrachinhas coloridas.

Aparelhos estéticos convencionais transparentes: Similares ao metálico, mas com contribuição estética.

Aparelhos de braquetes metálicos autoligados: dispensam ligaduras elásticas ao redor do braquete. São os mais eficazes que existem. Reduzem o tempo de tratamento. Nos últimos anos, os braquetes autoligados tem recebido um grande destaque na ortodontia. A principal característica ressaltada e apontada como vantagem recai sobre a não necessidade de ligadura elástica, diminuindo a redução do atrito durante o alinhamento e nivelamento, permitindo a aplicação de forças mais leves, o que é ideal para uma melhor movimentação ortodôntica, trazendo mais conforto para o paciente e reduzindo o tempo de tratamento.

Os braquetes autoligados apresentam algumas vantagens em relação aos convencionais:

  • Movimentação mais rápida devido ao menor atrito do arco com os braquetes;
  • Consultas mais curtas;
  • Maior comodidade para o paciente;
  • Redução do tempo de tratamento de 4 até 6 meses;
  • Melhor higienização devido à ausência das ligaduras elásticas;
  • Aparelhos autoligados estéticos: as vantagens do aparelho autoligado com a contribuição estética.

    Aparelhos de Contenção: após o tratamento ortodôntico finalizado, há uma fase de contenção, feita em geral com aparelhos removíveis, pois os dentes mantêm uma tendência a retornar à sua posição original. Essa recidiva pode ser evitada se os pacientes seguirem as recomendações do Ortodontista durante o período de contenção, até chegar à estabilidade. O aparelho dentário de contenção é fundamental para que o seu tratamento ortodôntico seja finalizado de forma correta. Deve-se usar a contenção durante o tempo determinado pelo seu ortodontista e seguir todas as orientações por ele dadas. Entretanto, não se pode esquecer que ao longo da vida poderão ocorrer alterações adversas na oclusão do paciente, decorrentes de várias causas, entre elas, a erupção dos terceiros molares, crescimento residual, respiração bucal, desgaste normal dos dentes e outros hábitos orais, por isso a importância da manutenção e o controle anual com o ortodontista.

    E a Ortodontia para Adultos? O uso de aparelho dentário tem restrição de idade?

    Atualmente metade das consultas para colocação de aparelho dentário na Clínica Doxi Odontologia Integral é para pacientes com mais de trinta anos. Suas principais motivações estão relacionadas à melhoria estética ou alterações funcionais como problemas periodontais, articulares ou associados a perdas dentárias.

    Nestes casos, é de extrema importância determinar com clareza a principal queixa do paciente visando atingir a máxima satisfação e equilíbrio funcional. O tratamento é elaborado de acordo com as necessidades e anseios de cada paciente.

    Para pacientes adultos, indicamos com frequência o tratamento parcial, direcionado estritamente para a área cuja função e/ou estética precisa ser corrigida. Este tratamento apresenta inúmeras vantagens quando comparado ao total, pois está associado a uma movimentação ortodôntica limitada, resultando em menores danos aos dentes e seus tecidos de suporte, maior estabilidade, redução do tempo e dos custos do tratamento e, consequentemente, na maior satisfação do paciente.

    Ficou interessado?
    Agende uma consulta com a Doxi Odontologia Integral!