Dente siso incluso – sintomas e como tratar

Os terceiros molares, ou sisos, são os últimos dentes a serem formados em nossas arcadas dentárias, aparecendo geralmente por volta dos 17 aos 21 anos. Também conhecidos como “dentes do juízo”, justamente por nascerem na fase que marca a transição entre adolescência e a vida adulta, os sisos podem causar diversos incômodos, principalmente quando estão inclusos e encontram dificuldade para nascer.

Entenda melhor o que são sisos inclusos, seus sintomas e o que se deve fazer nesses casos.

O que é um dente siso incluso?

Basicamente, todo dente que ainda não nasceu é um dente incluso. No caso específico dos sisos, esse é o nome que se dá para aqueles que encontram alguma dificuldade no nascimento, erupcionando parcialmente, ou seja, saindo apenas uma parte e, em alguns casos, ficando presos no osso maxilar, sem nunca sair.

Como os sisos nascem bem depois dos outros dentes e ficam nas extremidades da arcada dentária, é muito comum que eles permaneçam inclusos por falta de espaço. Mas também existem outros motivos que podem dificultar o nascimento do siso, como por exemplo:

  • má posição do dente (na horizontal ou angulado);
  • obstáculos;
  • doenças (como cistos e tumores).

 

Raio X Panorâmico indicando o posicionamento dos sisos

 

Sintomas e problemas causados pelo siso incluso

Um dos grandes mitos a respeito dos sisos é pensar que todos eles causam problemas. Na verdade, é bem comum vermos pessoas que passam pelo nascimento dos quatro sisos e não sentem incômodo algum. No entanto, quando o siso está incluso, ele pode sim causar alguns sintomas, como: dor forte, inflamação na gengiva, inchaço na região e dificuldade para abrir a boca.

Isso acontece porque o siso incluso muitas vezes tenta “forçar” a sua saída, pressionando os dentes próximos a ele. E por já estar em uma posição difícil, isso pode acarretar em problemas sérios, como:

  • destruição e reabsorção da raiz do dente vizinho;
  • apinhamento (ou aglomeração) dos dentes;
  • cáries (no caso dos semi-inclusos);
  • travamento da mandíbula e problemas articulares;
  • cistos e tumores;
  • infecções.

Mas vale lembrar que, mesmo estando incluso, o dente siso pode não manifestar nenhum sintoma e ainda assim estar agindo “em silêncio”. Nestes casos, só é possível saber a situação do seu siso, e o risco que ele pode apresentar, com o acompanhamento do seu dentista e a realização de radiografias panorâmicas.

Tratamento mais indicado

No caso dos sisos inclusos, o procedimento mais comum é a cirurgia de extração do dente impactado, justamente para evitar esses problemas que citamos acima. O cenário ideal é extrair o siso até os 17 anos, pois nessa idade a raiz do dente ainda não está completamente formada e o osso na região é mais elástico, o que facilita o procedimento e a recuperação do paciente.

A cirurgia pode ser realizada com anestesia local ou geral, dependendo da dificuldade. Além disso, é possível tirar mais de um siso na mesma ocasião, poupando o paciente de realizar vários procedimentos de extração.

O pós-operatório também é tranquilo: mesmo nos casos mais complicados, o paciente extrai o(s) dente(s) e vai para casa no mesmo dia, precisando apenas ficar em repouso por alguns dias e seguir as orientações médicas.

Ficou com mais alguma dúvida sobre os dentes sisos inclusos? Então deixe um comentário abaixo ou agende uma consulta com os nossos especialistas – ficaremos felizes em ajudar você!

4 Comments

  1. Rosivane disse:

    Se uma pessoa extrai um dente q n for o siso e depois o siso começa a nascer ai depois e comemecar a doe mas tem espaço pra ele nascer o q devo fazer.

    • Equipe Doxi Odontologia Integral disse:

      Olá, Rosivane!
      No teu caso, devemos analisar a possibilidade de fechar o espaço do dente perdido “puxando” o siso para o lugar dele.
      Para isso precisas agendar uma consulta para que possamos te examinar e avaliar o caso.
      Espero ter ajudado.
      Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *