Como escovar os dentes corretamente

Escovar os dentes é uma prática de higiene pessoal que já está enraizada nas nossas rotinas. Desde pequenos, todos aprendemos a importância de escovar os dentes diariamente, principalmente após as refeições.

Mas o que muitos não sabem é que não basta “passar a escova” ou o fio dental. Promover uma higienização correta e completa dos dentes é fundamental para evitar uma série de problemas na região bucal, que podem ser:

  • mau hálito;
  • placas;
  • cáries;
  • e até inflamações como a gengivite.

Será que você está escovando os seus dentes corretamente? Veja algumas dicas de higiene e o passo a passo completo para uma escovação perfeita e descubra!

Como escolher a escova ideal?

Antes de iniciar a limpeza dos seus dentes, é preciso bastante atenção na hora de escolher os instrumentos que vão acompanhar você diariamente nessa tarefa. A recomendação geral é optar por uma escova de dentes de cerdas macias, pois elas facilitam a remoção da placa e dos resíduos de alimentos.

Da mesma forma, é importante que a escova tenha a cabeça arredondada e pequena, o que ajuda a alcançar aquelas regiões mais “difíceis” da boca, como os dentes do fundo. Além disso, você não pode esquecer de trocar a sua escova periodicamente. O ideal é trocá-la a cada três meses, ou sempre que notar que ela está desgastada.

Uma escova velha, além de não ser mais tão eficiente, pode acumular resíduos e se transformar em uma verdadeira colônia de bactérias!

 

Escova de dentes com pasta

Fonte: Pexels

Qual o melhor creme dental?

Nas prateleiras dos mercados, você vai encontrar uma infinidade de opções de cremes dentais, com as mais variadas composições e finalidades. A principal recomendação é que o creme dental escolhido tenha flúor na sua composição, pois este ajuda a controlar o tártaro e o mau hálito.

Mas o ideal mesmo é consultar o seu dentista para que ele ajude você a escolher o creme dental que melhor atende às suas necessidades e que vá garantir a higienização correta dos seus dentes.

Após escolher o creme dental e a escova ideais, você pode passar para a parte mais importante: a escovação. Aprenda como escovar os dentes corretamente em apenas nove passos!

Passo a passo para uma escovação perfeita

  1. Faça um bochecho com água para diminuir a acidez da região bucal (principalmente se você acabou de comer);
  2. Imagine que a sua boca é dividida em quatro partes: em cima e embaixo e dos lados esquerdo e direito. O ideal é escovar cada um desses lados por pelo menos 30 segundos;
  3. Aplique um pouco de creme dental na escova e inicie a escovação de cada um dos dentes, segurando a escova em um ângulo de 45º e passando-a no espaço entre os dentes e a gengiva;
  4. Passe a escova em toda a superfície externa dos dentes, realizando movimentos circulares;
  5. Após terminar de limpar as superfícies das quatro partes, inicie a escovação do lado interno dos dentes (aquele voltado para a língua);
  6. Escove também a superfície de mastigação dos dentes com movimentos de vai e vem (primeiro os de cima, depois os de baixo);
  7. Passe a parte de trás da escova em toda a extensão da língua para remover os restos de comida e evitar o mau hálito;
  8. Enxague bem a boca com água fria e limpa.
  9. Para finalizar, passe fio dental entre todos os dentes para remover aqueles resíduos que a escova não conseguiu alcançar.

Viu só como é fácil? Seguindo esse passo a passo diariamente, você consegue cuidar da sua saúde bucal sem esforço e ainda evita transtornos! Se você tem mais alguma dúvida sobre higiene bucal, deixe um comentário abaixonossos especialistas podem ajudar você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *